Veículos financiados com parcelas atrasadas são alvo de busca e apreensão pelo judiciário. Entretanto, consumidores ingressam com ação judicial pleiteando a redução e revisão da taxa de juros do contrato de financiamento e saem vitoriosos.
Consumidores que compram um veículo, no final do financiamento, acabam pagando o valor de dois. E isso tem sido revisto em juízo.
Caso você tenha um contrato de financiamento com parcelas em atraso ou seja alvo de busca e apreensão, leia este artigo até a final.
Todo cidadão que busca um empréstimo bancário ou financiamento sabe que terá que pagar juros. Entretanto, a maioria dos consumidores não sabe é que, em muitos casos, estão pagando juros acima das taxas médias de mercado.
JUROS ABUSIVOS EM CONTRATOS DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS
Nos últimos anos o judiciário tem sido alvo de diversas ações judiciais em todo o Brasil, que são movidas por consumidores que estão insatisfeitos e sobrecarregados economicamente com as altas taxas de juros abusivos de financiamentos e empréstimos bancários.
Um sinal de juros abusivos é o pagamento excessivo de parcelas que, ao final do contrato, totalizam valores próximos ao dobro do que foi emprestado ou financiado pelo Banco.
É muito comum que os consumidores que são vítimas de juros abusivos em contratos de alienação fiduciária, realizam a compra de um veículo e no final acabem pagando por dois veículos.
Os bancos e instituições financeiras se aproveitam do monopólio do mercado para cobrar altas taxas de juros que só poderiam ser revistas se o consumidor buscar o judiciário.
Assim, diversos tribunais de todo o Brasil, e, especialmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, já fixaram o entendimento de que são considerados abusivos como taxas de juros que superam uma vez e meia a taxa média de mercado. Ou seja, os bancos e instituições financeiras devem ficar atentos à taxa média do mercado, não podendo ultrapassá-las, sob pena do consumidor ingressar com ação judicial de revisão de juros abusivos.
Já acompanhamos diversos casos em que o comprador teve o valor total da dívida reduzida em até 80%.
Portanto, não se desespere, existem medidas para rever esses juros abusivos e vale a pena você acessar esses direitos.
Antes de entregar suas últimas economias aos bancos, reaja e busque profissionais competentes que te fazer poupar seus recursos.
Caso já haja mandado de busca e apreensão de seu veículo, busque orientações específicas para tomar as ações necessárias para proteger seu patrimônio.
Para mais esclarecimentos sobre o seu contrato e dúvidas de financiamentos de veículos, assim como entender o funcionamento das medidas judiciais e administrativas é importante conversar com um advogado especialista que possa tirar suas dúvidas.
ATENÇÃO E CUIDADO COM A BUSCA E APREENSÃO DE SEU VEÍCULO!
Fique atento com o contrato de financiamento de seu veículo, pois qualquer atraso no pagamento pode ocorrer a busca e apreensão do carro, moto ou caminhão, autorizada por um juiz, para que a instituição financeira possa leiloar o bem e assim quitar a dívida.
Isso quer dizer que depois de autorizada a liminar de busca e apreensão do veículo pelo juiz, um oficial de justiça se dirige ao endereço constante no contrato de financiamento e faz a apreensão do veículo.
Para evitar isso, entre em contato imediatamente com um advogado especialista para solucionar a cobrança de juros abusivos em seu contrato, bem como evitar a busca e apreensão de seu veículo. Não corra este risco.
Nosso escritório possui uma equipe de profissionais ESPECIALIZADOS e DISPONÍVEIS para pronto atendimento pessoal ou online. Disponível também no telefone fixo ou WHATSAPP através dos números (31) 3245-4533 ou (31) 9 8332-4303. Atuamos em todo território brasileiro, especialmente em Belo Horizonte/MG e em toda região metropolitana (Betim, Contagem, Caeté, Confins, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Lagoa Santa, Mateus Leme, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas, Vespasiano e outros.)
Artigo escrito pelo Dr. Thales P. Castro, advogado no Costa e Castro Advogados